Winds for Future mobilizou milhares de pessoas por dia no Cumbuco e levou ao público
startups, palestras, expositores, experiencias futuristas, ambientais,  tecnológicas, esportivas e culturais

Pessoas de vários países e contextos sociais circularam no Winds for Future, que encerrou sua programação no domingo, 22, com a quebra de um recorde mundial e um lindo desfile de pipas do céu. O Dia Mundial de Limpeza das praias  foi também um dia de abertura para pensar o futuro no Ceará e no mundo.

             Uruguai, Argentina, Estados Unidos, Coreia do Sul, Itália, Alemanha, Espanha e Inglaterra foram alguns dos países de procedência dos participantes do evento. Entre expositores, palestrantes, público geral, velejadores e organização foram mais de 1.200 pessoas participando do evento.

Para que que todos se comunicassem de uma maneira orquestrada, o evento contou com tradução simultânea, uma parceria com a escola de idioma local com tradutores no evento e moradores da comunidade local como convidados.

Palestras transmitidas ao vivo para 3 mil pessoas

Em três dias o número de seguidores do evento triplicou e muitas pessoas que não puderam ir ao Cumbuco  assistiram ao vivo a cobertura das principais palestras e os shows do kitefest, que contou com toda gestão de resíduos e mitigação do impacto do evento com  três ações de limpeza das praias e ações de educação ambiental com o público.
“O mais encantador foi ver a movimentação integrada dentro do Summit e Kiteparade. O fluxo de pessoas foi incrível, lado a lado, seja assistindo palestras, participando de experiências ou mesmo brindando uma cerveja, estiveram juntos desde jovens instrutores de kite da comunidade local, até CEOs de empresas internacionais. Saio muito impactado desses dois dias incríveis, tenho absoluta certeza que, juntos e integrados com a comunidade marcamos o cumbuco e as pessoas que passaram ali”, comemorou Darlison Azevedo gestor do projeto.

Experiências de realidade aumentada e realidade virtual

                Mesmo quem nunca tinha velejado antes pôde sentir como é calçar uma prancha, vestir  um trapézio e sustentar-se numa prancha de kitesurf. Ao por um óculos no rosto, os visitantes do Winds for Future experimentavam a sensação do velejo e uma visualização de 180 graus sobre como é estar no mar.

Ao invés de lixo, mudas de plantas e robôs

Um crachá que vira planta.  Rúcula, Hortelã, diversas sementes seguiram em cada crachá entregue. No balcão de credenciamento as pessoas podiam ver as mudas de como o seu crachá se transfora ao ser plantado. “Graças ao zelo do summit por evitar o plástico descartavel, evitamos usar pelo menos 7.800 copos/garrafas plásticas e 2.800 talheres descartáveis!” enfatizaram Debora Lilienfeld e Juliano Pessoa, gestores da Intetion Ventures, consultores ambientais

Para as crianças, as principais atrações eram os robôs de papelão manobrados via celular. Um projeto que surgiu das mãos e mentes de jovens da escola pública e no evento ganhou repercussão internacional.   O projeto Robótica Sustentável, desenvolvida em todos os níveis de ensino pela escola pública regular E.F.F.M Dom Helder Câmara, foi um dos mais de 75 expositores presentes.

                Em primeiríssima mão o público também pode assistir ao lançamento do Ceará  Terra dos Ventos, uma série de tv que mostram, em cinco episódios, como o turismo do vento ajuda na evolução de diversas comunidades devido ao aumento da cena esportiva local. Numa telona de cinema, em ambientes confortáveis e cuidadosamente decorados pela equipe realizadora.

Uma grande operação de mobilização para o recorde mundial de pipas

Uma feito que contou com  pelo menos 120 pessoas envolvidas na organização. Ás 8h da manhã foi iniciada  primeira reunião com os capitães e dada a descentralização do processo para a homologação do Guiness World Records. As areias do Cumbuco numa extensão de dois quilômetros começou foram aos poucos sendo lotadas de velejadores e seus familiares e amigos.

Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros, Policia Rodoviária Estadual,  Samu, AMC, CIOPAER, Policia Militar e Polícia Civil foram alguns dos órgãos que respaldaram o mobilização e organização do evento.

Alguns números do balanço do Winds for Future

3.316 consumidores diretos do conteúdo on line de  instagram

2.500 papeis semente distribuídos para o nascimento de plantas domésticas

41 palestrantes

1.014 inscrições on-line para o kiteparade

75 expositores levaram suas marcas e oferecem diálogos e experiencias.

640  kitesurfistas chegaram dentro do horário previsto e participaram da prova

596 tornaram-se recordistas do Guiness World Records

53 voluntários estavam presentes na ação

25 capitães atuaram para a organização do recorde

11 voluntários  atenderam o público nas palestras

 

FOTOS:@gabrielbessa.br + @libreimagem

Leave a comment